No dia 22 de junho, a Igreja celebra a memória de São Tomás Moro, mártir da fé e patrono dos governantes e políticos. Sua vida é um testemunho de coerência entre fé e vida pública.
Nascido em Chelsea, Londres, em 1478, Tomás Moro desde cedo se destacou pela inteligência e dedicação aos estudos. Ainda jovem, chamou a atenção do arcebispo de Canterbury, que o encaminhou para a Universidade de Oxford e aos 22 anos, já era doutor e professor de Direito.
Mesmo diante de tamanho sucesso acadêmico, Tomás nunca deixou de compreender e atender a vontade de Deus para sua vida. Chegou a considerar a vida consagrada, mas, por fim, entendeu que sua vocação estava no matrimônio. Assim, se casou e teve quatro filhos, se tornando esposo e pai dedicado, conduzindo sua família com amor, fé e sabedoria.
Além da vida familiar, Tomás Moro encontrou sua missão no serviço público. Atuou como juiz, diplomata, secretário real, conselheiro e Grão-Chanceler da Inglaterra, sendo o primeiro leigo a ocupar esse importante cargo. Mesmo assim, nunca se afastou dos pobres e necessitados. Sempre os visitava para compreender suas dificuldades e oferecer ajuda concreta.
Paralelamente à atuação política, também se destacou na literatura. Sua obra mais conhecida, “Utopia”, publicada em 1516, é considerada um clássico do pensamento humanista. Mas também escreveu livros de espiritualidade, como “O Diálogo do Conforto contra as Tribulações”, além da conhecida “Oração para o Bom Humor”, que revela sua personalidade alegre e confiante em Deus.
Tomás Moro foi martirizado por se recusar a reconhecer o divórcio de Henrique VIII, que queria desfazer seu legítimo matrimônio com a rainha Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena, contrariando os mandamentos. Henrique utilizou o Parlamento Inglês para se proclamar chefe da Igreja da Inglaterra, fundando a Igreja Anglicana. Ao contrariar o monarca, Tomás foi sentenciado à prisão e decapitado em 1535, permanecendo firme em sua fé.
Antes de morrer, São Tomás declarou publicamente: “Sedes minhas testemunhas de que eu morro na fé e pela fé da Igreja de Roma e morro fiel servidor de Deus e do rei, mas primeiro de Deus. Rogai a Deus a fim de que ilumine o rei e o aconselhe”.
Escola
Nacional da Fé e Cidadania São Tomás Moro
Inspirada
no padroeiro dos governantes, a RCCBRASIL oferece a Escola Nacional de Fé e
Cidadania São Tomás Moro. O curso é especialmente desenvolvido para aqueles que
desejam aprofundar sua compreensão ético-teológica da cidadania, baseada no
Ensino Social da Igreja e na teologia do laicato.
A
escola hoje possui quatro módulos, sendo os primeiros módulos focando no
Humanismo Solidário, abordando temáticas essenciais para a construção de uma
sociedade mais justa e fraterna enquanto os demais se baseiam na Fraternidade e
Amizade Social, explorando temas que promovem a construção de relações mais
fraternas e solidárias.
Para saber mais sobre a Escola de Fé e Cidadania e se inscrever, visite o site da Escola Nacional de Fé e Cidadania no portal da RCCBRASIL.
Desperte ainda mais à solidariedade e fraternidade e prepare-se para refletir sobre temáticas importantes para colocar em prática sua cidadania cristã a partir da Doutrina Social da Igreja.