O terceiro e último dia dos encontros realizados na Sede Nacional da RCCBRASIL, em Canas (SP), foi marcado por momentos de profunda espiritualidade, formação e um forte chamado à missão nas diversas realidades da Igreja e da sociedade.

Ministério para Crianças e Adolescente: lugar de santidade e acolhimento

No Ministério para Crianças e Adolescentes, a pregação ficou por conta de Fabíola Renner, coordenadora nacional do Ministério, que abordou o tema: “A presença do adolescente na evangelização e o desejo de santidade movidos pelo batismo no Espírito Santo”. Fabíola destacou a importância de reconhecer e valorizar o lugar dos adolescentes nos Grupos de Oração.

“Nós precisamos reformular nossa mentalidade e entender que o Grupo de Oração é também para o adolescente”,

Fabíola Renner

Ela ressaltou ainda que os adolescentes não devem ser tratados como “miniadultos” nem como “crianças crescidas”, mas sim como sujeitos capazes de experimentar uma fé profunda e autêntica. Inspirando-se em exemplos como o beato Carlo Acutis, Fabíola reforçou que a santidade é possível na adolescência e que é missão da RCC criar espaços onde os jovens possam ser tocados pelo amor de Deus.

Ministério de Fé e Política: vocação, dedicação e martírio bem comum

Já no Ministério de Fé e Política, a última pregação foi conduzida por Mércia Silva, coordenadora nacional do Ministério. Com base na frase do Papa Francisco: “A política é uma atividade nobre”, ela fez um chamado à revalorização da política como vocação, testemunho e até mesmo martírio pelo bem comum. “Deus nos chama a uma dedicação integral, a um testemunho corajoso, a dar a vida pelos outros”, disse Mércia.

Ministério de Famílias: espaço de cura, testemunho e fé viva

A tenda do Ministério para Famílias também foi palco de importantes reflexões. Deise e Daniel Pio conduziram a pregação “Famílias, que queres que eu te faça?”, com base no Evangelho de Marcos (10, 46-52). O casal destacou o papel da família como espaço de cura e suporte mútuo. “Marido e esposa precisam ser sustento um para o outro”, afirmou Deise.

Em seguida, o assessor da Comissão Vida e Família da CNBB, padre Rodolfo Chagas Pinho, convidou os presentes a redescobrirem sua identidade cristã. Ele reforçou que a Igreja é a “família das famílias” e que a missão de evangelizar começa dentro de casa. 

“Cristo deve estar presente e ser o centro de nossas famílias para efetivamente sermos santuário e celeiro da vida”

Padre Rodolfo Chagas Pinto

Encerrando a manhã, o presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Vinícius Simões, apresentou a reflexão: “Vós, famílias, sois a esperança da Igreja e do mundo”, inspirada nas palavras do Papa Francisco. Vinícius falou sobre o papel da família como o primeiro cenáculo, lugar de sacrifício, perdão e transmissão da fé. Encorajou os presentes a viverem o batismo no Espírito Santo em família, tornando-as evangelizadas e evangelizadoras.

Santa Missa: Oração como fundamento da missão

A Santa Missa que concluiu os encontros foi presidida pelo padre Micael de Moraes, sjs, e trouxe uma homilia profundamente espiritual, centrada na importância da oração como essência da vida cristã e fundamento de todo serviço na Igreja.

Relembrando o pedido dos discípulos a Jesus: “Senhor, ensina-nos a rezar”, padre Micael destacou que a oração nos insere no coração da Trindade, conforme ensina Santa Isabel da Trindade: “Não entraremos no céu se o céu não estiver em nós”. Ele ressaltou que nenhum Ministério será fecundo sem uma vida de oração.

“Você pode ser o maior expoente da evangelização do mundo, mas se não reza, tudo vai para o chão”

Padre Micael de Moraes, sjs

Finalizou pedindo que todos rezem com o desejo de comunhão com a Trindade e de fidelidade ao chamado missionário. “Quando rezamos verdadeiramente, Deus vai à frente do nosso Ministério, e aí sim, somos verdadeiramente d’Ele”, concluiu.