
De 15 a 17 de agosto, a Renovação Carismática Católica no Brasil celebra 56 anos de caminhada, evangelização e transformação de vidas por meio da ação do Espírito Santo. Desde o primeiro Grupo de Oração realizado no país, em 1969, com o apoio dos jesuítas Pe. Haroldo Rahm e Pe. Eduardo Dougherty, o Movimento tem alcançado milhões de pessoas, gerando frutos de conversão, cura e renovação espiritual.
Para marcar o aniversário, a RCCBRASIL promove, de 17 a 23 de agosto, uma ação especial nas redes sociais: todos os dias será publicado um vídeo com testemunhos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas nos Grupos de Oração — espaços considerados a “alma” do movimento.
Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Vinicius Simões reforça essa identidade:

“O meu Grupo de Oração, Jesus Senhor, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi onde eu encontrei não apenas música, mas o amor transformador de Deus. É no Grupo de Oração que experimentamos o derramamento do Espírito Santo e somos enviados a evangelizar. Visite o grupo mais próximo da sua casa e tenha um encontro pessoal com Jesus Cristo.”
Beatriz Vargas, membro convidado do Conselho Nacional, também recorda que foi por meio de um Grupo de Oração que sua vida mudou completamente há 40 anos:
“No dia em que comecei a participar, a bondade e o amor de Deus apareceram na minha vida e transformaram tudo. Como diz o Salmo 30, o Senhor mudou meu luto em dança e minha tristeza em festa. Louvarei eternamente ao Senhor por essa graça.”

Testemunhos vindos de diferentes regiões do Brasil reforçam o impacto dos Grupos de Oração na vida dos fiéis. Jocimar Cruz, presidente do Conselho Estadual da RCC Mato Grosso, relembra que, há 29 anos, seu encontro com o Espírito Santo começou quando ouviu músicas vindo de uma igreja, entrou e viveu o batismo no Espírito Santo:
“Saí dali orando em línguas e disse para Deus: ‘É isso que eu quero para minha vida’. Conheci minha esposa, formei minha família, e todos servimos ao Senhor dentro de um Grupo de Oração.”
O padre Bruno Almeida, da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Goiás, destaca que foi nesse ambiente de oração que
discerniu sua vocação:
“O Grupo de Oração foi onde o Senhor se encontrou comigo pessoalmente e me mostrou Seu amor. Foi a partir dessa experiência que aceitei a vontade de Deus para mim: ser sacerdote.”
Ao longo dessa semana comemorativa, a RCCBRASIL convida todos a acompanhar as redes sociais e conhecer histórias de transformação que mostram como, há 56 anos, o mesmo fogo do Espírito Santo que iniciou o movimento continua vivo, levantando novas gerações para evangelizar.