"O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança".

Romanos 15, 13

É uma declaração de fé e confiança na capacidade do Espírito Santo de trazer alegria e esperança abundante para a vida da pessoa.

A RCC discerniu como tema para 2025 “Pela virtude do Espírito, transbordarei de esperança” embasada nesta palavra, e busca com isso, unificar sua caminhada espiritual, fortalecer a missão evangelizadora e orientar grupos de oração. Inspirado na Palavra de Deus, ele nos ajuda a cresceremos na fé e na experiência com o Espírito Santo.

Pela virtude do Espírito Santo, é uma certeza de que pelas nossas valências humanas não somos capazes de realizar o que é próprio do Espírito. Quando o texto bíblico faz referência a Esperança, tem uma relação direta com uma das três Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade). Portanto não é inerente a pessoa humana, não tem nenhuma relação com a sua capacidade humana de realizar uma ação, ou ainda da certeza do sucesso e bom êxito daquilo que se propõe a fazer.

Para transbordar é preciso estar cheio, e o que tem acontecido nos tempos atuais é que muitas coisas vão tomando espaço no nosso coração, decepções, frustações, insegurança, medo, raiva, mágoa e tantos outros sentimentos, que limitamos a ação do Espírito Santo em nossas vidas e por vezes transbordamos de tudo, menos de esperança. É tempo de refletirmos sobre o que tem adentrado o nosso coração, do que temos nos abastecido espiritualmente, que virtudes temos buscado do Espírito, quais dons tenho pedido ao Espírito, como tenho exercitado os carismas na minha vida e família.

A família é sem dúvida “A Esperança da Igreja e do mundo” Papa Francisco, no 9º Encontro Mundial para as famílias. Para tanto precisa demonstrar para a sociedade a sua essência enquanto projeto idealizado por Deus. As novas gerações precisam enxergar as famílias como um “Luzeiro de Esperança” que aponta o caminho para Cristo, e assim enxergarem não só a beleza de ter uma família, mas principalmente ser uma família segundo a vontade de Deus.

A esperança que advém do espírito é alicerçada na fé, que nos leva a depositar toda nossa esperança em Cristo, numa certeza, que mesmo diante de cenários desfavoráveis, crises de relacionamento, desgastes, dificuldades do dia a dia, a família ainda é essa fonte inesgotável de esperança a partir do Projeto idealizado pelo próprio Deus.

 

ONDE TEM FAMÍLIA, TEM ALEGRIA. 

Josemar Nascimento e Noélia Nascimento

Grupo de Oração Fé e Vida no Senhor – Vila Velha/ES

Coordenadores Nacionais do Ministério para as Famílias