Neste dia 8 de setembro a Igreja Católica celebra uma das festas marianas mais antigas do calendário cristão: a Natividade de Nossa Senhora, data para recordar o nascimento da Virgem Maria, Mãe de Jesus.

Embora, tradicionalmente, a Igreja celebre a memória dos santos na data de sua morte, existem três exceções: o Natal de Jesus Cristo (25 de dezembro), a Natividade de São João Batista (24 de junho) e a Natividade de Maria (8 de setembro) para destacar esses personagens centrais da História da Salvação, cujas vidas foram marcadas pela missão de preparar e cumprir os desígnios de Deus.

Origens da Festa

A devoção à Natividade de Maria remonta ao século IV, em Jerusalém, onde foi construída a Basílica de Santa Ana, dedicada ao local que, segundo a tradição, era a casa dos pais de Maria, Joaquim e Ana. Em Roma, a festividade começou a ser celebrada no século VIII, durante o pontificado do Papa Sérgio I.

Na tradição ambrosiana, em Milão, a devoção ganhou força a partir do século X, sendo que a própria Catedral da cidade, o famoso Duomo, foi dedicada a “Maria Nascente”. Também na mesma região surgiu a devoção à imagem de Nossa Senhora Menina, que se difundiu por meio de comunidades religiosas e relatos de milagres associados à pequena estatueta.

Significado da celebração

Mais do que recordar um nascimento, a festa da Natividade de Nossa Senhora relembra que seu nascimento prepara a vinda do Salvador e abre caminho para a realização dos planos de Deus. Por isso, Padres da Igreja como São João Damasceno exaltaram a data com louvores, reconhecendo nela um marco para toda a criação.

Para os fiéis, Maria é exemplo de confiança e obediência a Deus, especialmente nos momentos mais difíceis, como na morte de seu Filho na cruz. É modelo de fé, de caridade e de intercessão.

A devoção a Nossa Senhora da Natividade se espalhou em diferentes culturas, sendo considerada padroeira e protetora das costureiras, cozinheiros, destiladores, fabricantes de panos e hospedeiros.

Celebrada nove meses após a festa da Imaculada Conceição (8 de dezembro), a Natividade de Maria convida os cristãos a refletirem sobre sua própria missão de vida. Assim como Jesus, João Batista e a Virgem Maria nasceram com um propósito definido por Deus, cada pessoa também é chamada a viver plenamente sua vocação e testemunhar a fé.

 

Nossa Senhora da Natividade, rogai por nós!

Oração

“No dia do teu aniversário,

quero louvar a Deus e celebrar a grande graça

que é ter te recebido como Mãe.

Obrigado, por tanto carinho e proteção,

obrigado por todas as graças que recebo de ti diariamente.

Seja hoje e sempre nossa Senhora!”