





Missa de encerramento do Encontro Nacional de Formadores reuniu aproximadamente 13 mil pessoas no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Presidida por Dom Gilson Andrade da Silva, Assessor Eclesiástico da RCCBRASIL, a celebração fez um apelo à renovação da decisão de colocar Jesus no centro da vida e ao compromisso missionário da Renovação Carismática Católica.
Dom Gilson iniciou a celebração pontuando que o encerramento do ENF não se trata apenas um evento que termia, mas com um chamado que deve continuar em cada localidade.
“Estamos terminando esse encontro como alguém que recebe um chamado. O Senhor falou ao nosso coração”
O celebrante continuou dizendo que os participantes não assistiram ao ENF, mas viveram uma intensa experiência marcada pela escuta da Palavra, pela oração e pela comunhão fraterna e que a liturgia do dia colocava cada um diante de uma decisão concreta, que é mais uma vez a escolha por Jesus Cristo. “Talvez você diga que já tomou uma decisão por Jesus há muito tempo, mas essa decisão precisa ser sempre renovada, pois a novidade de Deus é sempre nova”, lembrou.
Inspirado pelo evangelho do dia que cita a decisão de Jesus de deixar Nazaré e ir para Cafarnaum para alcançar mais pessoas, fez uma analogia com a atualidade e disse que o Senhor continua chamando sua Igreja, de modo particular a Renovação Carismática Católica, para expandir seus horizontes e ir ao encontro de uma humanidade marcada por crises de identidade, de sentido e de esperança.
Outro aspecto importante da homilia foi alerta sobre a importância de Jesus como centro da vida e da missão de cada um ali presente. “Quando a gente se encontra com Jesus, e recebe o chamado de Jesus, é Ele que precisa estar no centro de nossa vida”, mas continuou explicando que essa radicalidade não significa desprezar a família, o trabalho ou a comunidade e sim “colocar Jesus no centro absoluto da vida.
“No centro não está o Grupo de Oração, não está o ministério. No centro está o Nosso Senhor. Ao redor d’Ele é que gira toda a nossa vida e a nossa missão”
Dom Gilson ainda reafirmou o batismo no Espírito Santo como o grande tesouro confiado à Renovação Carismática Católica e destacou a importância da Eucaristia como lugar privilegiado de efusão da graça, onde o Espírito Santo vem ao encontro dos fiéis por meio do Corpo e do Sangue de Cristo.
Ao final da celebração, Dom Gilson ressaltou a força do testemunho daqueles que viajaram dias inteiros para participar do ENF, vindos de todas as regiões do país e que isso é um sinal concreto da decisão missionária assumida pelos participantes. “Jesus terminou com onze. Aqui somos milhares. Mas, para isso, precisamos estar cheios do Espírito Santo”, concluiu.