A manhã do quarto dia, dia 24 de janeiro, do Encontro Nacional para Servos (ENF) começou com um momento de oração e profecia, em que os participantes foram exortados a “cravar a cruz de Cristo” sobre a própria vida, sobre os projetos, sonhos e histórias pessoais, reconhecendo que é somente em Jesus que há salvação.

“Em nenhum outro há salvação (At 4, 12a)”

A programação seguiu com a primeira pregação do Dia, conduzida por Daiana Rehbein, secretaria geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL, que refletiu sobre o tema: “Em nenhum outro há salvação (At 4, 12a)”, se referindo a palavra norteadora para o Movimento no ano de 2026.

Daiana iniciou a pregação afirmando que o Senhor leva a proclamar que Jesus além de ser a esperança é o Salvador de todo o seu povo, e que a pedra angular da vida de um servo da RCC é Jesus. “Somente Ele pode trazer alinhamento para a vida”, sublinhou.

A pregadora evidenciou que não existe salvação fora de Jesus, que não há salvação em quaisquer outras fontes, bem como outros sentidos ou propósitos e disse:

“Não são as técnicas, não são as pessoas, não é o conhecimento que nos salva, mas sim Jesus.”

Daiana Rehbein

Daiana fez uma reflexão importante sobre o serviço, que ele pode ser um meio de salvação, mas que não é garantia. Para que essa salvação aconteça, é preciso um serviço centrado no senhorio de Jesus, e consciente de que ele é o verdadeiro e único Salvador. “Só é possível ser instrumento de salvação quando se assume essa salvação, pois não se pode falar de um Jesus pelo qual não se é experimentado”.

Por fim, Daiana trouxe a seguinte moção do Senhor: “Eu quero que levantem a minha cruz sobre todos para que todos sejam salvos, abram as portas dos Grupos de Oração e anunciem a salvação. Vão e levem Jesus para todos.”

E proclamou que “o Brasil é terra de Santa Cruz, o Brasil é de Jesus, Jesus é o dono do Brasil, os nossos Grupos de Oração é de Jesus

Missão do Espírito Santo

A segunda pregação da manhã foi conduzida por Klaus Newman, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, que ministrou sobre o tema: “Cristo enviou o Espírito Santo para realizar a sua obra de salvação no interior das almas” (Ad Gentes 4). O item 4, do primeiro capítulo do decreto Ad Gentes, do Concílio Vaticano II, promulgado pelo Papa Paulo VI em 1965, que trata da missão do Espírito Santo na atividade missionária da Igreja. 

Klaus começou alertando que o Batismo no Espírito Santo precisa ser algo perene. Segundo ele, foi para isso que Deus suscitou a Renovação Carismática Católica: “para nos levar a sermos cada vez mais cheios do Espírito Santo, a fim de contemplarmos a obra salvadora de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

A partir da passagem 2 Macabeus 1,19, Klaus explicou que que dentro de cada um habita um fogo, o fogo sagrado.

“No dia do nosso Batismo no Espírito Santo, esse fogo torna-se a nossa identidade. Ele está presente em nosso Grupo de Oração, em nossa diocese e esse fogo é a identidade da Renovação”

Klaus Newman

Assim, segundo Klaus, é preciso levar adiante esse fogo sagrado.

Dando continuidade a pregação, Klaus evidenciou que é preciso conduzir as pessoas ao Batismo no Espírito Santo e usar os dons para que elas sejam transformadas e amadas, momento em que explicou como devem ser conduzidos os trabalhos na RCCBRASIL durante o seu tempo como presidente. Segundo ele, o objetivo é proporcionar ao Movimento um aprofundamento na identidade da renovação Carismática, sendo assim, o primeiro ano será dedicado ao aprofundamento na graça do batismo no espírito Santo, em 2027 na vivência fraterna e, por fim, em 2028 na prática dos carismas.