João 2, 1 - 11 “Bodas de Caná”

Como sabemos, as bodas de Caná é a celebração de um casamento, momento de muita alegria, de festejar, partilhar com as pessoas mais queridas, e esse acontecimento tem muito a nos dizer. 

Assim como nesse acontecimento, devemos tomar a decisão de alimentar essa alegria em nosso matrimônio, em nossa casa, em nossa família e essa alegria é aquele vinho que deve ser nutrido, reabastecido continuamente. É o amor entre os cônjuges e destes com os filhos, é o sorriso, o acolhimento, o cuidado, o zelo entre os participantes dessa “íntima comunidade de vida e de amor”(CIC 2364). Para tanto, devemos ter como convidados de honra a participar dessa “festa”, Jesus e Nossa Senhora. Sem eles, a alegria não está completa, ou melhor, somente com eles, a verdadeira alegria será vivida em nossas casas, em nosso matrimônio. 

Nossa Senhora é aquela mãe que ver o que os outros não veem, que tem a sensibilidade de perceber quando não estamos bem e não mede esforços para sanar as situações que nos afligem ou poderão nos afligir, é aquela que está sempre atenta e solícita às necessidades do casal ou da família e intervém junto a Jesus. Este por sua vez, é aquele que dá o verdadeiro sentido ao matrimônio e o enobrece, elevando ao nível de sacramento, de sagrado, aquilo que era de ordem natural e tem a capacidade, o poder de transformar toda e qualquer realidade vivida em nosso matrimônio, em nossas casas. É aquele capaz de transformar os desafios enfrentados nas famílias em força propulsora para a fortificação na fé e na santidade do casal e consequentemente de toda a família. 

Para tanto, devemos buscar uma vida de intimidade e de obediência a ele, excluindo de nossa vida conjugal, das nossas casas, todo o ruido, barulho ou entretenimento vazio que nos deixe surdos a sua voz. Dessa forma, poderemos ouvi-lo e assim apresentá-lo cheias de fé e de esperança, as talhas vazias que afetam a nossa vida conjugal e familiar e assim veremos o milagre da transformação que nos trará essa alegria para a qual o Senhor nos convida a partir desse belo chamado.

ONDE TEM FAMÍLIA, TEM ALEGRIA!  

FOTO-DIA-4

Averaldo e Socorro 

Grupo de Oração Caminho de Luz 

Coordenadores do Ministério para as Famílias de Sergipe