
Romanos 5, 1 - 5
A família que se doa em missão resplandece o brilho de Deus. Sob a unção do Espírito Santo ela caminha, não como a família perfeita, mas como homens e mulheres em uma comunidade de fé, que aspira a santidade e sabe que para alcançá-la tem que estar disposta a viver todo o processo.
“(...) Porque sabemos que a tribulação produz perseverança; perseverança, um caráter aprovado; o caráter aprovado, esperança”
No entanto, sabemos que muitas famílias se perderam nesta jornada, sentem falta inclusive da esperança. Tendo consciência desta realidade, nós cristãos precisamos mostrar de forma concreta que vale a pena ser família nos dias de hoje. Em meios às dificuldades podemos testemunhar o quanto crescemos, acumulamos experiência e, num ato de fé, já conseguimos contemplar “a esperança que não decepciona”.
Logo entendemos que nosso papel no mundo é ser sinal de esperança. Carregamos este distintivo no coração. Um sinal que é sustentado pelo Espírito Santo e está ancorado no coração de Deus “porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são a cada manhã; grande é a tua fidelidade.” (Lamentações de Jeremias 3, 22-23).
Deus nunca desistirá de ficar bem pertinho da família humana. E cabe nós, homens e mulheres que buscam se alimentar deste Pentecostes perene, levar a toda a pessoa esta mensagem. Nas tribulações confiamos que Deus está conosco, conservamos a alegria pois Ele nos sustenta. E quer sustentar a sua família também.
Nossa meta final é contemplar face a face a glória de Deus. E como peregrinos de esperança não podemos deixar ninguém para trás pois, Aquele que nos chamou também disse que na casa do Pai há muitas moradas. Que a Sagrada Família de Nazaré oriente os passos de nossas famílias nesta jornada.
Como escreveu o Papa Francisco:
“A fé não é um refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida: faz descobrir uma grande chamada – a vocação ao amor – e assegura que este amor é fiável, que vale a pena entregar-se a ele, porque o seu fundamento se encontra na fidelidade de Deus, que é mais forte do que toda a nossa fragilidade”
ONDE TEM FAMÍLIA, TEM ALEGRIA!

Gildásio Alves e Sirleide Carneiro
Grupo de oração Sementes do Espírito
Coordenadores estadual do MPF – BA