Celebrar o Dia do Estudante neste ano, é celebrar, junto ao jubileu da Igreja, a Esperança presente também nos ambientes acadêmicos. É relembrar que o tempo de estudar, ao qual cada pessoa dedica ao menos alguns anos, contém a possibilidade concreta do encontro pessoal com Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. 

O salmo 138/139 questiona e ensina: 

“Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar? Se subir até os céus, ali estareis, se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis também. Se tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar, é ainda vossa mão que lá me levará, e vossa destra que me sustentará”

Pode-se dizer, então: “E se eu for para a universidade?  Lá estareis e Te encontrarei, lá tua destra me sustentará!”

Até na repetição da rotina acadêmica, semestre após semestre, Deus concede a oportunidade de caminhar em Sua direção, praticando virtudes que nos assemelham a Ele e tornam mais eficaz a obra da Sua caridade em cada coração! Especialmente nesses ambientes, há um apelo à paciência, pois não se termina um curso da noite para o dia, são necessários 4, 8, 12 semestres; à constância, para fazer repetidas vezes os mesmos trajetos, encontrar os mesmos colegas e professores; à disciplina, para continuar prosseguindo, fazendo as matérias que gosta e as que não gosta, com o mesmo zelo e cuidado; à perseverança, pois aquele que desiste não completa o caminho, não chega na formatura; à alegria, pois é preciso sempre lembrar que ter a possibilidade do ensino superior ainda é um privilégio de poucos, por mais difícil que seja a caminhada.

Esse tempo não pode ser desperdiçado, pois é tempo de construção interior e projeto missionário, cujos horizontes são o próprio Senhor. Não é preciso ter medo, a escola e a universidade com certeza já estavam na lista de São Paulo, quando ele escreve aos romanos (e bem poderia ter escrito aos estudantes de hoje): 

“Estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Jesus te ama na escola, na universidade, no trabalho, em casa, com seus amigos, colegas, familiares. Cada local tem oportunidades únicas para viver o que Ele ensina e praticar as virtudes que Ele concede. Por isso, se hoje seu olhar precisa ser renovado em relação a essa área da sua vida, se você precisa voltar a sonhar em estudar, apresente a Deus e peça que Seu Espírito venha recriar todas as coisas!

Ana Canarines

Ministério Universidades Renovadas