



Entre os dias 19 e 21 de janeiro, acontece em Aparecida/SP a Reunião do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil. Vivenciada em clima de profunda comunhão, a reunião tem como centro a busca pela vontade de Deus para a RCC no Brasil, em sintonia com a Igreja e atenta aos apelos do Espírito Santo. Toda a reunião é conduzida com base na Palavra Norteadora para o ano de 2026: “Em nenhum outro há salvação” (At 4,12a), que conduzirá o Movimento no aprofundamento da identidade, da missão evangelizadora e da centralidade de Jesus Cristo.
Para a Secretária-Geral do Conselho Nacional, Daiana Rehbein, o Conselho Nacional é um importante instrumento de Deus para a condução do Movimento. Ela destacou que a diversidade de instâncias representadas no encontro expressa a riqueza e a unidade da RCC em todo o Brasil.
“Nesses dias de reunião entramos no coração de Deus para ouvir aquilo que Ele quer para o nosso Movimento. Tudo que rezamos, discernimos, escutamos e conversamos, vai alinhando a nossa caminhada. O objetivo é chegar no Grupo de Oração, em todos os servos e lideranças, para que possamos fazer a vontade de Deus.”
O presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Klaus Newman, ressaltou que o principal fruto da reunião é a unidade vivida entre os conselheiros, sejam eles consultivos ou deliberativos.
“Formamos um único conselho em que podemos verdadeiramente viver a vontade de Deus e colocá-la em prática no serviço que o Senhor nos chamou”
Entre os direcionamentos, Klaus evidenciou a fecundidade da Palavra Norteadora e a definição do plano pastoral para o período de 2026 a 2028, com foco na vivência concreta dos pilares da RCC: o batismo no Espírito Santo, a vivência fraterna e a prática dos carismas.
A importância do encontro também foi evidenciada pelo Assessor Eclesiástico da RCCBRASIL, Dom Gilson Andrade da Silva, bispo da Diocese de Nova Iguaçu (RJ). Ele destacou que a reunião do Conselho acontece em um momento significativo da vida da Igreja, marcado pelo chamado à sinodalidade.
“A sinodalidade espera contar com os dons de cada um na grande obra da evangelização. Por isso é importante a reunião do Conselho para discernirmos concretamente quais são os caminhos que o Senhor espera que a Renovação percorra no grande projeto de evangelização da Igreja”
Dom Gilson enfatizou ainda que o Conselho Nacional é um espaço privilegiado de oração, escuta da Palavra e comunhão, elementos essenciais para que a RCC continue colaborando com fecundidade na missão evangelizadora da Igreja.