A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou nesta sexta-feira (14) a nomeação de Dom Gilson Andrade da Silva, bispo da Diocese de Nova Iguaçu (RJ) e presidente do Regional Leste 1 da CNBB, como o novo assessor eclesiástico da Renovação Carismática Católica do Brasil. A partir de agora, Dom Gilson será o responsável por acompanhar e orientar espiritualmente o Conselho Nacional e as atividades do Movimento em todo o território nacional.

A decisão da CNBB foi recebida com alegria pela família carismática, que acolhe Dom Gilson com entusiasmo e esperança, renovando o compromisso de levar a Cultura de Pentecostes a todos os fiéis e de seguir promovendo a ação evangelizadora inspirada pelo Espírito Santo.

A trajetória e formação de Dom Gilson

Nascido em 11 de setembro de 1966, no bairro do Méier, no Rio de Janeiro (RJ), Dom Gilson Andrade da Silva mudou-se ainda jovem para a cidade de Mendes, onde iniciou sua caminhada vocacional com o apoio do padre Marceau Constant. Ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, da Diocese de Petrópolis, onde cursou Filosofia entre 1985 e 1987. Posteriormente, estudou Teologia na Universidade de Navarra, em Pamplona (Espanha), entre 1988 e 1991.

Foi ordenado sacerdote em 4 de agosto de 1991, na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis (RJ). Em seguida, aprofundou sua formação teológica, obtendo o mestrado em Sagrada Teologia pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma (Itália), entre 1997 e 1999.

Serviço à Igreja

Antes do episcopado, Dom Gilson exerceu diversas funções na Diocese de Petrópolis. Foi vice-reitor e professor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, vigário paroquial da Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, professor de Teologia e Filosofia na Universidade Católica de Petrópolis e diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da mesma instituição. Também foi coordenador da Pastoral da Juventude, membro do Conselho Pastoral Diocesano e presidente da Associação Mantenedora das Faculdades Católicas Petropolitanas.

Em 27 de julho de 2011, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia (BA) pelo Papa Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal em 24 de setembro de 2011. Posteriormente, em 27 de junho de 2018, o Papa Francisco o designou bispo coadjutor de Nova Iguaçu (RJ), assumindo como bispo diocesano em 15 de maio de 2019, após a aceitação da renúncia de Dom Luciano Bergamin.

Além das responsabilidades pastorais em sua diocese, Dom Gilson foi vice-presidente do Regional Leste 1 da CNBB e bispo referencial dos Ministérios e Vocações no Regional Nordeste 3. Em 2018, representou o Brasil no Sínodo dos Bispos, realizado no Vaticano.

Um novo tempo para a RCCBRASIL

Com vasta experiência pastoral, acadêmica e formativa, Dom Gilson chega à missão de assessor eclesiástico da RCCBRASIL com o propósito de fortalecer ainda mais os vínculos de comunhão e de cooperação do Movimento para com a Igreja no Brasil.

A Renovação Carismática Católica do Brasil manifesta boas-vindas a Dom Gilson e reafirma sua disposição em caminhar em comunhão com o novo referencial, para que, juntos, possam continuar proclamando o amor de Deus e difundindo a presença viva do Espírito Santo na Igreja e na sociedade.