O triênio 2023–2025 foi um tempo de intensa fecundidade espiritual, amadurecimento institucional e renovado ardor missionário para os ministérios da Renovação Carismática Católica do Brasil por meio das ações desenvolvidas nesse período. Elas revelam um Movimento vivo, organizado e profundamente fiel ao chamado de evangelizar, formar e cuidar das pessoas, sustentado pela oração e pela docilidade ao Espírito Santo.

A seguir, um panorama geral das principais atividades realizadas por cada Ministério.

Ministério de Comunicação

O período foi marcado pelo investimento na formação e no pastoreio dos servos da comunicação. Destacam-se a realização da Escola Nacional de Comunicação (ENACOM) em formato online (2022/23) e presencial, em 2025, além do lançamento da Apostila II do ministério e da revisão da Apostila I. As reuniões de pastoreio evoluíram de encontros estaduais para regionais, fortalecendo a unidade, o alinhamento missionário e a identidade do Ministério de Comunicação a serviço da evangelização.

Ministério de Oração por Cura e Libertação

Entre 2024 e 2025, o ministério viveu um ciclo nacional de fortalecimento das coordenações estaduais e foco nas práticas próprias do carisma. Foram implementados seis subsídios nacionais, além de encontros, retiros e formações presenciais e online. O período foi marcado por temas como “Curar para Restaurar” e “Reviver o Altar”, com testemunhos de cura, libertação, reconciliação dos Grupos de Oração.

Ministério para as Famílias

O Ministério concentrou esforços no fortalecimento da base familiar, com workshops formativos, visitas de consagração dos lares e encontros de evangelização em diversos estados, participação intensa na Comissão Vida e Família da CNBB, além de reuniões presenciais e online frequentes com coordenações estaduais. A Semana Nacional da Família foi amplamente vivenciada, e duas apostilas foram lançadas como subsídio formativo e evangelizador.

Ministério de Fé e Política

Durante o triênio, o Ministério promoveu encontros nacionais, formações online, visitas a estados e ações de pastoreio. Destacam-se as participações nas edições do ENF, a Vigília pela Nação, o lançamento do “RCC Responde” e da apostila própria do ministério. As iniciativas buscaram formar cristãos conscientes, comprometidos com a fé vivida também no espaço público.

Ministério de Formação

O foco esteve no resgate e fortalecimento do Processo Formativo da RCC. Foram realizados encontros nacionais, formações online, estudos comparativos das novas apostilas e aprofundamento dos quatro campos de atuação do ministério. Quanto as Moções, as que mais marcaram o período foram “Formar é Amar” e “Paternidade Espiritual”, reforçando a formação como instrumento de salvação e cuidado pastoral.

Ministério de Interceção

O triênio foi marcado pela consolidação da Rede Nacional de Intercessão, com textos formativos bimestrais, jejuns mensais pelos Grupos de Oração, workshops e ações concretas de pastoreio. O Encontro Nacional de 2024 renovou a identidade do intercessor como “reconstrutor de muralhas”, fortalecendo a espiritualidade, a escuta profética e a unidade nacional.

Ministério para Crianças e Adolescentes

O ministério investiu na preservação da identidade carismática desde a infância, com novos materiais formativos, subsídios para grandes eventos e a criação de conteúdos específicos como o Seminário de Vida no Espírito para crianças e adolescentes. Houve atenção especial às crianças atípicas e revisão do “RCC Responde”. O Encontro Nacional marcou também a celebração dos 20 anos do ministério.

Ministério para Ministros Ordenados

As ações se concentraram na formação permanente e na vivência fraterna de sacerdotes e diáconos. Workshops anuais durante o ENF, encontros nacionais e um retiro em Aparecida fortaleceram a espiritualidade, a comunhão e o renovar do Batismo no Espírito Santo entre os ministros ordenados.

Ministério Jovem

O período foi marcado por encontros nacionais, workshops, missões e produções formativas. Destacam-se o Diakonia, realizado em 2023, o ENJ 2024, missões urbanas e o lançamento de materiais formativos como a cartilha “Orientações para Trabalhar com Jovens”. A evangelização de jovens e para jovens foi vivida com criatividade, espiritualidade e forte identidade missionária.

Ministério de Música e Artes

Entre 2023 e 2025, o ministério promoveu concursos para músicas-tema, produziu e gravou canções oficiais, criou a Escola Nacional de Música e Artes e realizou oficinas estaduais. Lives celebrativas, musicais evangelizadores e flash mobs reforçaram a missão de evangelizar por meio da arte, com moções centradas no pastoreio e no retorno à identidade.

Ministério Universidades Renovadas

O triênio foi marcado pela maturidade missionária e envio. O ENUR 30 anos celebrou a história do ministério e impulsionou ações como semanas missionárias, exposições, noites de louvor e pit stops universitários, promovendo o diálogo entre fé, razão e vida acadêmica.

Ministério de Pregação

O ministério manteve reuniões mensais, workshops no ENF, encontros nacionais e uma forte produção formativa. Cursos, lives e campanhas bíblicas abordaram livros como a Carta aos Efésios, o Evangelho de João, o Livro Profético de Jonas e as Cartas Paulinas. Em 2025, também foi marcado pelo avanço na criação do Cadastro Nacional de Pregadores e na revisão dos materiais pedagógicos.

Profissionais do Reino

As ações se concentraram na evangelização no ambiente de trabalho, com o Projeto Primeiro de Maio, consolidação dos Grupos de Oração no Trabalho, além de formações nacionais e workshops. Inspirações como confiança, perseverança e florescimento da missão marcaram um período de expansão e unidade entre os estados.

Ministério de Promoção Humana

O ministério viveu um tempo de retomada, expansão e consolidação, com forte integração entre caridade e evangelização. Formações online, reorganização das equipes e ações junto às periferias existenciais marcaram o período. Inspirações como “Voltar à Essência do Crucificado” e “Promover para Evangelizar” orientaram a missão.

Ministério para Seminaristas

Houve avanço na unidade e expansão do ministério, com visitas aos RENASEMs estaduais/regionais, o que promoveu maior proximidade com presidentes estaduais, lançamento do “RCC Responde” e crescimento no número de retiros e Grupos de Oração para seminaristas. O trabalho reforçou o senso de pertença ao Movimento.

Ministério para Religiosas e Consagradas Celibatárias

Mesmo com ações mais específicas, o Ministério realizou retiros nacionais, encontros formativos e lives mensais ao longo do triênio. O período foi marcado pela vivência da comunhão, diversidade de carismas e renovação espiritual e vocacional das religiosas participantes.

Um tempo de gratidão e continuidade da missão

O balanço das atividades entre 2023 e 2025 revela Ministérios atuantes, alinhados e profundamente comprometidos com a missão evangelizadora da RCCBRASIL. Cada formação, encontro, retiro e ação concreta testemunha uma Igreja viva, que reza, forma, evangeliza e cuida. O triênio se encerra, mas a missão permanece, sustentada pela certeza de que o Espírito Santo continua conduzindo o Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica do Brasil.