








O segundo dia do ENF 2026 foi marcada por momentos de forte significado espiritual e institucional. Logo no início da manhã, aconteceu a transição da presidência do Conselho Nacional da RCCBRASIL e, posteriormente, duas pregações que aprofundaram o chamado à gratidão, à identidade carismática e à missão.
No momento da transição da presidência, com o anúncio oficial do novo Conselho que conduzirá a RCCBRASIL pelos próximos três anos, o então presidente, Vinícius Simões, acolheu oficialmente Klaus Newman como novo presidente nacional. Em seu discurso, Vinícius expressou gratidão a Deus e a toda a família carismática pelo tempo em que esteve à frente do Movimento, destacando que se sentiu amado, sustentado pela oração e conduzido pelo Senhor.
Como gesto simbólico da transição, Vinícius entregou a Klaus a chama acesa, representando a ação viva do Espírito Santo que conduz este novo tempo da RCCBRASIL. Na sequência, foram apresentadas as bandeiras dos estados, momento de acolhida aos presidentes estaduais, além de apresentados os coordenadores dos ministérios, assessorias nacionais, comissões, secretarias e projetos de arrecadação. O momento foi concluído com uma intensa oração de envio missionário sobre todos os conselheiros.
A programação da manhã seguiu com a primeira pregação do dia, ministrada pelo Padre Antonio José, com o tema: “Pelo seu sangue temos a redenção, a remissão dos pecados” (Ef 1,7). A partir da carta aos Efésios, o sacerdote destacou a importância da gratidão como atitude fundamental da vida cristã, recordando que São Paulo inicia sua exortação bendizendo a Deus por todas as bênçãos recebidas em Cristo. O padre convidou os participantes a refletirem sobre a forma como iniciam o dia e como lidam com as dificuldades, reforçando que o grupo de oração é lugar de bênção, de acolhida e de solução, não de murmuração. A pregação foi concluída com um profundo momento de oração e louvor.
Encerrando a manhã, Michele Moran ministrou a segunda pregação, com o tema: “Fortes, salvos! Assumi o meu senhorio e vivei como salvos”. Em sua fala, Michele recordou a proximidade dos 60 anos da Renovação Carismática Católica com uma pergunta provocativa: “À medida que nos aproximamos do jubileu de diamante nós vamos dar ao senhor uma RCC que tá crescendo ou que está acabando?”. Nesse sentido destacou três formas de crescimento do Movimento: em números, no amadurecimento espiritual e na capacidade de fazer a diferença na Igreja e no mundo.
A pregadora alertou para o risco do comodismo e da crise de identidade, ressaltando que quem viveu uma verdadeira experiência com Deus sabe quem é e para que foi chamado e ainda reforçou que o batismo no Espírito Santo conduz a uma vida nova que precisa ser vivida em plenitude e submissão ao senhorio de Jesus.
A manhã do segundo dia do ENF 2026 deixou claro que o novo tempo da RCCBRASIL se constrói sobre a fidelidade às suas origens, a docilidade ao Espírito Santo e o compromisso renovado com a missão evangelizadora.