














Como já acontece tradicionalmente, a sexta-feira, terceiro dia do Encontro Nacional de Formação (ENF), foi inteiramente dedicada à formação. Com mais de 20 workshops distribuídos entre as tendas a programação da manhã reuniu lideranças e servos de diversos ministérios da RCCBRASIL, aprofundando temas essenciais para a missão e a vivência do Grupo de Oração.
Ministério de Intercessão
No Ministério de Intercessão, o workshop teve início com a apresentação dos coordenadores estaduais e seguiu com a formação “Oficina de Intercessão no Grupo de Oração”, conduzida por Tânia Simões, coordenadora nacional do Ministério. Tânia destacou a importância do intercessor dentro da reunião do Grupo de Oração, ressaltando que a forma como o intercessor reza influencia diretamente o fluir da oração comunitária e recordou que a intercessão é um chamado à perseverança.
Ministério de Fé e Política
Mércia Silva, coordenadora nacional do ministério ressaltou que todos os espaços onde os cristãos pisam são territórios a serem consagrados ao Espírito Santo, reforçando o chamado à construção da civilização do amor. Mércia destacou que o ministério nasce do coração de Deus e é conduzido por Ele, mesmo em meio aos desafios, com a missão de levar a presença do Senhor aos espaços públicos, gabinetes, secretarias e ambientes institucionais,
Ministério para as Famílias
A formação foi conduzida por Leandro Rabello, diretor da Escola Nacional de Formação de Líderes e Missionários, com o tema “Educar no Espírito é gerar virtudes, vocação e santidade na família”. Leandro enfatizou que quem é cheio do Espírito Santo é chamado a confiar a educação dos filhos à ação de Deus e destacou a necessidade de abrir-se à ação do Espírito Santo para que as obras da carne sejam superadas e para que a família seja um espaço de formação humana e espiritual.
Coordenadores de Grupo de Oração
A manhã também contou com a formação voltada aos Coordenadores de Grupo de Oração, ministrada por Jeferson Ferreira de Souza, coordenador da RCC Amazonas, com o tema “Protagonismo do Núcleo de Serviço”. Em sua partilha, Jeferson destacou a importância do núcleo como espaço de escuta, discernimento e corresponsabilidade na condução do Grupo de Oração. Ele alertou para o perigo do individualismo e do “caciquismo”, reforçando que o núcleo existe para sustentar o grupo na intercessão, promover a unidade e ajudar o coordenador a não tomar decisões isoladas.
Ministério de Oração por Cura e Libertação
Aconteceu uma mesa redonda mediada por Daniele Almeida, com a participação do Padre Anderson, Ana Paula (coordenadora do Ministério Jovem – triênio 2023-2025), Telma Dutra (coordenadora do MOCL – triênio 2023-2025), Luciana Neves (atual coordenadora do MOCL) e Patrícia, da equipe de serviço do Ministério. O momento foi marcado pelo esclarecimento de dúvidas importantes, especialmente sobre práticas pastorais.
Coordenadores Diocesanos
Na 2ª formação do Workshop de Coordenadores de Diocese, Klaus Newman, presidente do Conselho Nacional, falou sobre a importância do cuidado e do acompanhamento da juventude, lembrando que os jovens dos Grupos de Oração podem ser os futuros coordenadores do Movimento. Segundo ele, é essencial reconhecer os jovens comprometidos e sedentos de Deus, conduzindo-os a uma verdadeira experiência com o Espírito Santo na coordenação e nos ministérios.
Workshop de secretários
Na formação destinada aos secretários, Frater Lucas Evangelista, sjs, refletiu sobre a responsabilidade do secretário e ele deve sempre favorecer a comunhão, a unidade e a organização, sendo um instrumento de união a serviço do Reino, nunca de divisão. De acordo com o Frates, secretariado é um espaço de cuidado, responsabilidade e serviço, onde Espírito Santo age e surpreende. Recordou ainda que a missão nasce de um coração atento e aberto à ação de Deus e que Jesus se importa não apenas com o que fazemos, mas, sobretudo, com aquilo que somos.