A manhã do segundo dia do Encontro Nacional de Formação (ENF) foi marcada por um momento importante e simbólico para a Renovação Carismática Católica no Brasil: a transição da presidência do Conselho Nacional da RCCBRASIL e o anúncio oficial do novo Conselho que conduzirá o Movimento pelos próximos três anos.
Durante a transição da antiga presidência para a nova, foi apresentada a equipe que, sob a liderança de Klaus Newman, assumirá a missão de conduzir a RCCBRASIL sempre em busca da unidade do Movimento, respeitando suas origens e com o firme objetivo de “levar as pessoas ao batismo no Espírito Santo”.
.: Conheça quem são os integrantes do novo Conselho Nacional
Após um momento de louvor e oração, o então presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões, acolheu oficialmente o novo presidente, Klaus Newman. Em seu discurso, Vinícius expressou profunda gratidão pelo tempo em que esteve à frente da coordenação nacional, afirmando que se sentiu muito amado, protegido por Deus e sustentado pela oração de toda a família carismática. “A nossa família carismática vive o amor de Cristo”, afirmou.
Em tom de exortação, Vinícius pediu que toda a família carismática permaneça dócil ao Espírito Santo, servindo ao Senhor onde Ele quiser colocar cada um. Recordou ainda um momento vivido no ENF 2025, quando um bispo amigo que o levou a reafirmar em sua vida a frase do Evangelho: “Sou um servo inútil, não fiz nada além do que deveria ter feito.”
Como gesto simbólico da transição, Vinícius entregou a chama acesa a Klaus Newman, representando a ação viva do Espírito Santo que conduz este novo tempo.
Na sequência, houve a entrada das bandeiras dos estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além da acolhida oficial de todos os presidentes estaduais por Klaus e Daiana. Também foram apresentados os ministérios e assessorias nacionais, além das comissões, secretarias e projetos de arrecadação.
.: Conheça quem são os coordenadores de Ministérios
Após a apresentação de todos os conselheiros, a assembleia viveu um intenso momento de oração, como sinal de acolhida e envio missionário da nova equipe.