Começou hoje mais uma edição do Encontro Nacional de Formadores (ENF) da Renovação Carismática Católica do Brasil. O evento acontece na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), e segue até o dia 25 de janeiro, reunindo formadores, lideranças e missionários de todo o país. Aproximadamente 11 mil pessoas se inscreveram para participar do encontro que este ano tem como tema “Em nenhum outro há salvação!” (At 4, 12a), palavra que norteia o Movimento no ano de 2026.

O primeiro dia do ENF foi marcado pelo credenciamento dos participantes, realizado durante a tarde e início da noite. O momento mais importante da programação deste primeiro dia foi a celebração da Santa Missa, no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, presidida por Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo da Diocese de Itumbiara (GO) e ex-assessor eclesiástico da RCCBRASIL.

Homilia: testemunho, martírio e fidelidade a Jesus

Em sua homília, Dom José Aparecido, relembrou o testemunho de Santa Inês, cuja memória litúrgica é celebrada neste dia. Ao refletir sobre a vida da santa, ressaltou que ela não permitiu que nada ocupasse o lugar de Cristo em seu coração, preferindo o martírio a renunciar ao seu amor pelo Senhor. Segundo o bispo, este testemunho interpela de forma especial os membros da Renovação Carismática Católica, chamados a não permitir que nada substitua Jesus como centro da própria vida.

“O tema do encontro nos recorda que não há outro nome no qual possamos encontrar salvação, a não ser o nome de Jesus”

Dom José Aparecido

Destacou ainda que é pela graça de Cristo e pela força do Espírito Santo que os fiéis são santificados e conduzidos ao pleno convívio com Deus.

Durante a homilia, o bispo chamou atenção para os desafios enfrentados atualmente pela Igreja e pela Renovação Carismática Católica, diante de uma cultura que muitas vezes rejeita Deus e os valores do Evangelho. “A renovação Católica se encontra num tempo bastante delicado porque as forças contrárias à nossa obra de evangelização, ao anúncio do Evangelho, ao anúncio e à promoção de valores cristãos, de valores do Evangelho, são muito contrastadas por uma espécie de contracultura, que não aceita Deus como centro da existência humana, e não aceita Jesus Cristo como centro da nossa vida”.

Tempo de graça, formação e envio missionário

O sacerdote falou ainda sobre a importância do ENF como um tempo de graça e uma experiência profunda de formação espiritual, teológica, pastoral, missionária e fraterna. Segundo ele, o encontro fortalece a comunhão entre irmãos de diversas regiões do país e renova o compromisso com a missão.

Encerrando a celebração, o bispo exortou os participantes a aproveitarem intensamente os dias de formação, oração e convivência fraterna, lembrando que o encontro não é um fim em si mesmo, mas um momento de fortalecimento para o retorno às comunidades e à missão evangelizadora. 

Ao final da celebração, Vinícius Simões, ex-presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, dirigiu-se à família carismática para agradecer a Dom José Aparecido por seu serviço como assessor eclesiástico da RCCBRASIL. Em seguida, Klaus Newman, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, deu as boas-vindas ao novo assessor eclesiástico, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu (RJ), reafirmando a comunhão da Renovação com a Igreja.