





Nos dias 6 e 7 de setembro de 2025, a Renovação Carismática Católica do Brasil promoveu a 12ª edição da Vigília pela Nação Brasileira, com o tema bíblico “Que quereis que vos faça?” (Mc 10,36), realizada mais uma vez na Catedral Metropolitana de Brasília (DF) e em centenas de cidades por todo o país.
A cada ano, o número de dioceses e estados que aderem à proposta da Vigília cresce, mas em 2025 o Movimento alcançou um marco histórico: foram mais de 600 vigílias espalhadas por todo o território nacional, um reflexo da unidade do Movimento e da fé expectante do povo carismático.
Segundo Mércia Silva, coordenadora nacional do Ministério de Fé e Política, a experiência em Brasília foi marcada pela forte presença do Espírito Santo.
“Eu avalio a 12ª edição da Vigília pela Nação Brasileira como uma noite cheia da presença do Espírito Santo. Uma noite em que podemos adorar o Senhor, declará-Lo como o Senhor da nossa nação. Foi também o maior número de vigílias já realizadas até hoje em todo o território brasileiro, uma noite de profecias e do derramamento da graça de Deus em nosso meio”
O ponto alto da Vigília em Brasília foi a Santa Missa presidida por Dom Vicente Tavares, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, que em sua homilia exortou os fiéis à maturidade na fé, ao amor a Deus acima de todas as coisas e à coragem de abraçar a cruz. “Seguir Jesus é uma decisão absoluta. Ele nos pede muito porque nos deu tudo. Devemos entregar a Ele nossa vida inteira em troca da eternidade. A fé não é caminho de comodidade, mas de compromisso”, afirmou o bispo.
As reflexões da Vigília giraram em torno do tema central. Luciana Neves, secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL, em sua pregação destacou que muitas vezes pedimos a Deus conforme nossas vontades e não segundo a Sua. “Jesus nos convida a abandonar nossas aspirações de status e poder, para imitá-Lo no serviço e na doação. Devemos responder à pergunta do Senhor, ‘Que quereis que vos faça?’, com a disposição de viver plenamente a vontade de Deus, e não a nossa”, enfatizou.
Já Mércia Silva, em sua pregação, refletiu sobre a esperança cristã e a missão de construir no Brasil a tão sonhada civilização do amor. “O céu que esperamos não está nessa terra, mas até chegar lá devemos construir um país justo, que honre o Senhor e enxergue Cristo no rosto dos que sofrem. Deus nos chama a sermos santos em todas as áreas da vida: políticos, profissionais, líderes cheios do Espírito Santo”, afirmou.
Oração que transforma a nação
Para Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, a insistência do Movimento em realizar a Vigília todos os anos está enraizada na confiança no poder da oração.
“Quando um povo se reúne para clamar por sua nação, acreditamos firmemente que as comportas do céu se abrem e Deus derrama bênçãos e graças especiais sobre o país. Também proclamamos o Senhorio de Jesus sobre o Brasil. Isso é um reflexo da unidade do nosso povo e do desejo de construir a civilização do amor pela cultura de Pentecostes”
O alcance nacional da Vígilia
O crescimento na adesão em 2025 foi expressivo, revelando o envolvimento de dioceses, paróquias e comunidades em todas as regiões:
- Nordeste: destaque para Pernambuco (99 vigílias), Paraíba (cerca de 70), Maranhão (47) e Ceará (39);
- Sudeste: liderança de São Paulo, com 84 vigílias, seguido por Minas Gerais (22);
- Norte: o Pará teve forte mobilização, com 40 vigílias, seguido por Tocantins (7);
- Sul: o Paraná se destacou com 55 vigílias, seguido por Santa Catarina (19);
- Centro-Oeste: Goiás registrou 15 vigílias, além da Vigília Nacional em Brasília.
No total, foram contabilizadas mais de 600 Vigílias em todo o Brasil, demonstrando que a mobilização, antes concentrada em Brasília, hoje é vivida em todas as regiões.
Para além dos números, o que permanece da 12ª Vigília é a experiência de fé e o compromisso de levar os frutos da oração para a vida cotidiana. “Que tudo aquilo que vivemos ao longo dessa madrugada transborde para a sociedade. Que possamos, com a nossa vida transformada, transformar a realidade em que vivemos e impactar todo um povo através da cultura de Pentecostes”, concluiu Mércia.