Às vésperas de sua canonização, no dia 7 de setembro de 2025, Carlo Acutis, o “influencer de Deus”, se apresenta não apenas como modelo para a juventude, mas como um verdadeiro “santo da comunicação”, já que sua criatividade ao usar recursos digitais para evangelizar oferece à Igreja e, em especial, à Renovação Carismática Católica, caminhos concretos para uma presença autêntica no mundo conectado.

Em vida, o futuro santo repetia: “Todos nascem como originais, mas muitos morrem como cópias” e é esse chamado à autenticidade que aproxima Carlo Acutis dos Ministérios Jovem e de Comunicação da RCCBRASIL, onde ele já é percebido e considerado como intercessor e referência para anunciar o Evangelho.

Um intercessor para a juventude carismática

Para o Ministério Jovem da RCCBRASIL, Carlo Acutis já se tornou um companheiro de caminhada desde sua beatificação. A experiência se aprofundou em 2024, durante o Encontro Nacional de Jovens (ENJ), em Brasília, quando um musical sobre a vida do beato marcou profundamente a juventude carismática presente, reforçando ainda mais a ligação espiritual entre Carlo e os jovens da RCC.

“A juventude carismática ganhou um intercessor. Carlo é para nós um modelo de santidade com um jeito muito específico, do jeito que Deus sonhou para cada um de nós. Ele vivia a fé, a oração, a caridade, mas também era um jovem que ia à escola, fazia amigos e jogava videogame. Isso mostra que é possível ser santo vivendo a vida ordinária”, afirma Ana Paula, coordenadora nacional do Ministério Jovem da RCCBRASIL

Segundo ela, o testemunho de Carlo inspira os jovens a descobrirem o chamado único que Deus tem para cada pessoa. “Para nós, é um sinal de que estamos no caminho certo: buscar a Deus em meio à vida universitária, à família, aos amigos, à rotina comum, sem deixar de lado a vida de oração e a entrega total a Cristo”, completa.

Um modelo para os comunicadores católicos

Seu perfil jovem e conectado, adepto das tecnologias e da internet, fez com que Carlo também se tornasse referência para o Ministério de Comunicação da RCCBRASIL, justamente por sua capacidade de unir fé e tecnologia como instrumentos de evangelização. Ainda no início dos anos 2000, quando a internet começava a se popularizar, o jovem criou um site para catalogar milagres eucarísticos, tornando esse conteúdo acessível ao mundo todo. O site continua disponível online no portal: “Os milagres eucarísticos no mundo”.

De acordo com Winara Sales, coordenadora nacional do Ministério de Comunicação da RCCBRASIL, a presença espiritual de Carlo tem sido marcante nos últimos anos. “Desde a Enacom (Encontro Nacional de Comunicação), em janeiro deste ano, quando tivemos conosco uma relíquia de primeiro grau do beato, sentimos a intercessão dele em nossos encontros estaduais e diocesanos. Ele está sempre presente em nossas orações e inspirações”, relata.

Para Winara, Carlo é um exemplo claro de como colocar dons técnicos a serviço do Evangelho: “Ele poderia ter usado seu conhecimento em informática para outros fins, mas escolheu evangelizar. Isso nos inspira a pensar que cada aprendizado, cada ferramenta de comunicação que temos à disposição deve ter como primeira finalidade anunciar Jesus”.

Santidade possível e próxima

A canonização de Carlo Acutis, o primeiro “santo millennial”, ganha ainda mais força por acontecer no Ano Jubilar da Esperança. Para a RCCBRASIL, trata-se de um sinal concreto de que a santidade é possível hoje, para jovens e leigos que vivem no cotidiano marcado pela tecnologia e pela velocidade da informação. Baseando-se em uma frase sempre usada por Carlo que dizia que a Eucaristia era a sua autoestrada para o Céu, Winara entende que “esse amor precisa ser também o motor do nosso Ministério de Comunicação: transmitir a centralidade da fé de maneira criativa e acessível, deixando que o Espírito Santo conduza”.

Para a juventude carismática, como lembra Ana Paula, a canonização é uma confirmação do chamado de Deus: “É possível ser jovem, universitário, ter amigos, jogar videogame e, ainda assim, viver a santidade. Carlo nos mostra que a santidade é logo ali, está ao nosso alcance”.

Um santo para a RCC e para o mundo

Com a canonização, Carlo Acutis não se torna apenas um modelo para os jovens e um referencial para comunicadores católicos, mas um intercessor próximo da vida carismática inspirando tanto o ardor missionário da juventude quanto a criatividade evangelizadora dos comunicadores. E assim, mostra que a Igreja pode e deve estar presente no mundo digital sem perder a autenticidade da fé.

Dessa forma, Carlo Acutis entra no calendário dos santos como um exemplo atual, capaz de dialogar com as novas gerações e de fortalecer a missão da RCC de anunciar a Boa Nova com alegria, autenticidade e esperança.