
A Renovação Carismática Católica do Brasil vai realizar, entre os dias 6 e 7 de setembro de 2025, a 12ª edição da Vigília pela Nação Brasileira, que acontecerá mais uma vez na Catedral Metropolitana de Brasília (DF). O evento, que já se tornou uma tradição no calendário da RCCBRASIL, terá como tema esse ano “Que quereis que vos faça?” (Mc 10,36), convidando os participantes a uma profunda experiência de fé e intercessão pelo país.
Uma noite de clamor pelo Brasil
A programação da vigília nacional terá início às 22h, com a Santa Missa, seguida de momentos de teatro, louvor, pregações, intercessão e adoração. Um dos pontos altos será a entrada das bandeiras dos estados brasileiros, simbolizando a unidade do povo em oração pela nação.
Durante a madrugada, os fiéis serão conduzidos por dois momentos de pregação: a primeira sobre o próprio tema da vigília, retirado do Evangelho de Marcos, e a segunda a partir da passagem do Apocalipse 21,24: “As nações andarão à sua luz, e os reis da terra levarão a ela a sua opulência.”
O encontro será encerrado ao amanhecer do dia 7 de setembro, com testemunhos e orações pelas autoridades, famílias e pelo povo brasileiro. De acordo com Mércia Silva, coordenadora nacional do Ministério de Fé e Política da RCCBRASIL, a já tradicional vigília é uma das oportunidades para reforçar o amor do Movimento pelo Brasil.
“O dia 7 de setembro é marcado pela memória da independência política do Brasil, mas para nós é também uma oportunidade de declarar o amor pela pátria reclamando a presença de Jesus sobre cada cidade, estado e região. É a forma que a Renovação Carismática encontra de afirmar que Jesus sempre foi, é e continuará sendo o Senhor desta nação.”
Sobre o tema escolhido, Mércia relaciona a passagem bíblica ao Ano Jubilar da Esperança. “Encontramos nesse tema a certeza de que o Senhor caminha conosco, olha para nós e nos pergunta: O que quereis que vos faça? É um convite a colocar diante de Cristo as dores e esperanças do povo brasileiro”, explica.
Mobilização nacional
Embora o encontro principal aconteça em Brasília, a proposta é que grupos de oração, dioceses e coordenações estaduais também realizem suas vigílias locais, seguindo o cronograma nacional. Para quem não puder participar presencialmente, a vigília será transmitida ao vivo pelo canal da RCCBRASIL no YouTube.
Mércia reforça que o evento é um tempo de esperança para os cristãos diante dos desafios atuais. “Todo encontro com Cristo gera vida. Assim como a samaritana encontrou no Senhor a fonte de água viva, cada pessoa que participar desta vigília encontrará n’Ele a esperança capaz de renovar a fé e transformar o coração.”
Entre as intenções apresentadas estarão o clamor pelas autoridades constituídas, pelas famílias brasileiras, pelos jovens, crianças e adolescentes, bem como por todos aqueles que enfrentam situações de desemprego e dificuldade.
“Pedimos que o Espírito Santo continue guiando e conduzindo o nosso país”, concluiu a coordenadora.